terça-feira, 1 de junho de 2010

Laboratório de Moda participa de workshop sobre Moda Sustentável


Seis integrantes do Laboratório de Moda do Coletivo Difusão participaram neste final de semana (29 e 30/05) de um workshop sobre "Processo Seletivo para a Moda Sustentável" realizado pela Secretaria de Estado e Desenvolvimento sustentável (SDS) em parceria com a grife IODICE. O objetivo do curso foi desenvolver a criatividade dos estilistas, e oferecer o conhecimento de mercado como base, para que sejam desenvolvidos métodos que possam identificar as preferências do público, o mercado de atuação e concorrência

Adroaldo Pereira, Camila Pereira, Gustavo Nogueira, Lorena Cirino, Paulo Trindade e Vanessa Sandy adquiriram conhecimentos nas áreas de mercado e planejamento empresarial sob comando de Valeska Nakad - consultora de moda da IÓDICE. Para a palestrante do curso, saber construir um plano de negócios e um briefing da coleção são elementos essenciais para atuação no seguimento de moda. “ É somente com um plano de negócio bem definido que o estilista pode ter controle para desenvolver uma marca autêntica”, afirma Nakad.

Os selecionados do workshop integram também um concurso. Como tarefa de casa, cada estilista desenvolverá um projeto de coleção com configurações: o estilo da marca, cores, formas, texturas de tecidos e características únicas. O projeto deve conter ainda um book criativo, um vestido e um acessório. Serão planejadas 20 peças, sendo que apenas um look será escolhido para ser confeccionado.

Do total, 10 looks serão selecionados pela IÓDICE. “Aplicar esses recursos naturais em um projeto diferenciado de design, é viabilizar a oportunidade desses novos estilistas de evidenciar a riqueza do Estado, desenvolvendo uma boa oportunidade de gerar negócios para o Amazonas”, diz a consultora.

O workshop é uma das atividades do Projeto AMA – Ame o Amazonas, uma parceria desenvolvida pela SDS e Iodice, que visa agregar valor aos produtos da floresta e incentivar a geração de renda a partir de recursos naturais sustentáveis.




Valeska NakadMestre em Comunicação Contemporânea e MBA em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi/SP; Especialização em Business Communication pela FIU (Florida International University); Designer de produto, formada pela PUC-Paraná; Estilista formada pelo Instituto Italiano della Moda/ Roma; Cursos de Produção de Moda, Planejamento de Coleção e Produto e Comunicação de Moda. Ampla experiência em Criação, Planejamento e Desenvolvimento de Coleções e Produtos, bem como Planejamento de Marketing.

texto
Coletivo Difusão (Caio Mota e Paulo Trindade)
SDS (Nívia Rodrigues e Aline Cabral)

saiba mais sobre o Projeto AMA
http://www.sds.am.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário